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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sugestões de atividades

Sônia Couto, coordenadora do Instituto Paulo Freire, lista algumas práticas essenciais ao profissional que trabalha com Educação de Jovens e Adultos.

·    Valorizar os conhecimentos do aluno, ouvir suas experiências e suposições e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos.
·    Dialogar sempre, com linguagem e tratamento adequado ao público.
·    Perguntar o que os estudantes sabem sobre o conteúdo e a opinião deles a respeito dos temas antes de abordá-los cientificamente. Dessa forma, o educador mostra que eles sabem, mesmo sem se dar conta disso.
·    Compreender que educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, ele deve saber estimular o exercício da cidadania.

Trabalhando com músicas

Usar CDs ou instrumentos ou ainda apenas a voz: cantar com os alunos, ler e interpretar as letras com eles, incentivá-los a ilustrar essas letras, associar as músicas aos conceitos tratados nas aulas.

Músicas que “dão a aula por nós”: alguns exemplos

Tema: migrações internas
Música: A Triste Partida
Autor: Patativa do Assaré

Tema: colonização sul-americana
Música: Fruto do Suor
Autor: (...) interpretação – Raíces de América

Tema: recursos naturais; ciclo da água
Música: Planeta Água
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, ecologia
Música: Xixi nas Estrelas
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, o Sistema Solar, movimentos dos astros
Música: Canto do Povo de um Lugar
Autor: Caetano Veloso

Tema: o planeta Terra
Música: Terra
Autor: Caetano Veloso

Tema: extrativismo animal – a pesca
Música: Minha Jangada
Autor: Dorival Caymi

Tema: agricultura, solo, recursos naturais
Música: Cio da Terra
Autor: Milton Nascimento

Tema: os animais, ecologia
Música: As Baleias
Autor: Roberto Carlos

Tema: pluralidade cultural, o meio urbano e o meio rural
Música: Rancho Fundo
Autor: (...) interpretação – Chitãozinho e Xororó, entre outras tantas...
Trabalhando com imagens e mapas
·    Conhecer as regras básicas da Cartografia
·    Conhecer minimamente as diferenças entre os mapas físicos e os políticos
·    Trabalhar com mapas que tenham maior significação para seus alunos
·    Estudar minimamente os conceitos da Biologia, nas diversas áreas: botânica, zoologia, anatomia, ecologia... e “tirar” o conhecimento dos próprios alunos
·    Entender os preceitos da História Nova e da História Total para trabalhar com os alunos da EJA o que for mais significativo para eles
·    Valorizar a história dos alunos

www.santabarbara.sp.gov.br/educação





























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