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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM
ARTE
- SEGUINDO ORIENTAÇÕES DO CBC -
1 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em artes visuais
A linguagem de artes visuais requer entendimento sobre os conteúdos e sua história,
materiais e técnicas, apreciação e compreensão dos diversos momentos da história da
arte até os nossos dias, principalmente nas últimas décadas onde somos muitos
bombardeados por imagens. Além das formas tradicionais como a pintura, escultura,
desenho, gravura, arquitetura, cerâmica, fotografia, outras modalidades de expressão
visual como as artes gráficas, o cinema, a televisão, a computação e o vídeo nasceram
no século XX. É uma explosão inédita de cores, formas e luzes por todos os lados, saber
ver e perceber estas manifestações visuais distinguindo sentimentos, idéias e
qualidade, faz parte das aulas de artes visuais.
Temas -
1.1 percepção visual e sensibilidade estética
1.2 movimentos artísticos em artes visuais em diferentes épocas e
diferentes
culturas
1.3 elementos das artes visuais e audiovisuais
1.4 expressão em artes visuais
A partir desses temas vários projetos poderão ser desenvolvidos:
Os grandes pintores da humanidade - Vicent Van Gogh - Pablo Picasso e outros
Arte brasileira - Arquitetura de Oscar Niemeyer e outras obras
Artistas brasileiros - Cândido Portinari e outros
Arte de Minas Gerais - Carancas – Artistas mineiros – Barroco mineiro – Obras de
Aleijadinho – Cidades históricas de Minas Gerais – Artesãos mineiros
Artistas da região – Artesanato da localidade
Grafitismo
O cinema brasileiro – Arte através da computação
A fotografia – e muitos outros projetos com nomes bem mais criativos e sugestivos.
Cada o projeto deverá desenvolver:
- estudo da história das artes visuais e da obra a ser pesquisada;
- análise, crítica e aspecto cultural da obra;
- apreciação estética e artística, identificação e contextualização da obra;
- introdução à teoria da cor, da forma, da composição, luz e sombra e às artes
audiovisuais;
- recursos expressivos: linha, ponto e material utilizado;
- linguagem artística: desenho, pintura, modelagem, cerâmica, colagem.
2 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em dança
Por meio da dança, o aluno experimenta um meio de expressão diferente da palavra.
Ao “falar” com o corpo, ele abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra
maneira e melhorar a auto-estima. O simples prazer de movimentar o corpo alivia o
estresse diário e as tensões escolares. Para isso, é importante que o corpo não seja
tratado como instrumento, mas como forma de comunicação. Pouco adianta ensaiar
uma coreografia se a atividade for apenas mecânica e tratada de forma alienada. A
aula de dança deve ser um bom momento para que os alunos exercitem sua
criatividade corporal e teste seus limites.
Temas -
2.1 percepção gestual / corporal e sensibilidade estética
2.2 movimentos artísticos em dança em diferentes épocas e diferentes
Culturas
2.3 elementos da dança
2.4 expressão em dança
Projetos que poderão ser desenvolvidos:
Cultura da dança – O Folclore brasileiro – Folclore regional –
Danças produzidas em Minas Gerais – Danças regionais – Dança local
Dança contemporânea – O carnaval e muitos outros títulos de projetos
Estudos que deverão ser desenvolvidos nos projetos:
- história e estudo da dança;
- modalidades e funções, apreciação, análise e crítica dos vários tipos de dança;
- contextualização da dança na história da humanidade;
- elementos da dança: espaço, tempo, ritmo, movimento planos e peso dos gestos;
- expressão – o papel do corpo na dança, criação de movimentos corporais;
- danças corporais individuais e coletivas;
- pesquisa sobre os dançarinos;
- coreografia; - manifestação cultural através da dança;
- envolvimento social e coletivo que a dança proporciona
- comunicação humana através dos movimentos expressivos da dança.
3 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em música
Ouvir música faz parte da cultura dos adolescentes, ela dá identidade ao grupo de
amigos, é companheira nas horas de solidão e ajuda a moldar atitudes e
comportamentos. A escola desempenha o papel de desenvolver a cultura musical do
aluno, estabelecendo relações com grupos musicais da localidade, participando de
eventos de cultura popular, shows, concertos e festivais. Os alunos devem ter acesso a
diversos tipos de música para ampliar seu repertório.
Temas -
3.1 percepção sonora e sensibilidade estética
3.2 movimentos artísticos em música em diferentes épocas e culturas
3.3 elementos musicais
3.4 expressão musical
Projetos que poderão ser desenvolvidos:
Músicos brasileiros - Músicos de Minas Gerais – Música regional
Música contemporânea – Músicos da localidade – Música folclórica
Vários tipos de músicas – Música de sua cidade e muitos outros.
Trabalhos que poderão ser desenvolvidos nos projetos:
- história da música;
- conhecimentos de vários instrumentos musicais;
- a música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos;
- manifestação cultural através da música;
- estudo da voz e vários sons musicais;
- produção de sons e construção de diferentes fontes sonoras (sopro, corda,
percussão,
eletrônico);
- observação da altura, intensidade, timbre e duração dos sons;
- conhecimento das relações socioculturais da música;
- identificação de diferentes modalidades e funções da música religiosa, folclórica,
profana, ambiental e outras;
- reconhecimento da melodia, harmonia, ritmo e forma;
- percepção e execução de acordes simples;
- identificação e conceituação de termos técnicos específicos da música;
- criação de músicas;
- improvisação, criação e interpretação musical com voz e ou instrumentos musicais.
4 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em teatro
É inerente ao ser humano a necessidade de contar histórias, narrar fatos e recriar
acontecimentos. O teatro, dessa forma, sempre constituiu um meio de compreender a
realidade em que vivemos e transcender seus limites. Trata-se de um jogo de
construção que promove o desenvolvimento da criatividade, abre possibilidades de
compartilhar descobertas, idéias, sentimentos e atitudes. Não se pode perder de vista
que a prática teatral está ligada às tradições da época e da cultura nas quais foi criada.
Temas -
4.1 percepção dramática e sensibilidade artística
4.2 movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas
4.3 elementos do teatro
4.4 expressão em teatro
Projetos que poderão ser desenvolvidos:
História do teatro – Cultura teatral – Artistas teatrais mineiros –
Atores da localidade – Teatro na escola – e outros títulos de projetos.
Estudos que deverão ser desenvolvidos:
- reconhecimento, identificação e exploração dos espaços cênicos, gestos e
movimentos
corporais;
- criação, construção e interpretação de personagens em diferentes espaços cênicos;
- identificação de ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no
cotidiano;
- contextualização de produções teatrais em suas diferentes manifestações;
- entendimento das relações do teatro em diferentes épocas históricas;
- envolvimento social e manifestação cultural através do teatro;
- identificação de narrativas, estilos teatrais e ação dramática;
- relação do espaço, tempo, ritmo e movimento em várias peças teatrais;
- criação, improvisação de personagens e participação em peças teatrais.
Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão é
necessário que esteja presente durante toda a vida escolar do aluno, em todas as
séries, e ainda, no planejamento e na experimentação em sala / escola, para que em
sua prática diária, os aprendizes possam, a partir da flexibilidade do projeto, ajustar tal
proposta às necessidades da comunidade onde a escola está inserida, procurando
sempre fazer uma releitura da obra, apropriando-se das informações e ajustando-as à
sua realidade.
Proposta Curricular - ARTE
Educação Básica – 2005
Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Revista Nova Escola - Edição Especial
Parâmetros Curriculares Nacionais
Fáceis de entender de 5ª a 8ª série
SÍNTESE DO ROTEIRO DE UM PROJETO
1 – Título do Projeto
Escolha do título do projeto - (objeto de pesquisa e estudo, escolhido após a sondagem
e observação planejada do professor, mediante ao interesse e necessidades
apresentadas pelos alunos).
2 – Identificação
Público alvo - alunos da
......................................................................................................
3 – Justificativa
A opção pelo projeto .................................................. se deu pelo interesse dos alunos
em ......................................................................................................(fazer uma
descrição clara e objetiva das intenções, desejos e expectativas ao final do projeto e
citar o trabalho que se propõe desenvolver).
4 - Objetivos
Objetivo geral define de modo sucinto e abrangente o que se pretende alcançar.
O objetivo geral diz respeito à solução do problema que se deseja alcançar com a
intervenção.
Objetivos específicos devem expressar os resultados concretos a serem atingidos.
(os objetivos devem ser descrito com o verbo no infinitivo).
5 – Plano de ação
Descrição do caminho que se escolheu para se atingir os objetivos.
Metas
Definem o estudo central do projeto, são os resultados parciais a serem atingidos. Ao
escrevermos uma meta, devemos nos perguntar: O que queremos? Para que
queremos? Quando o queremos?
Ações
Devem estar sempre vinculadas aos objetivos específicos, de forma que ao serem
realizadas, os objetivos propostos sejam alcançados. As ações podem ser detalhadas
em tarefas e atividades para que conheça todo o processo de operacionalização do
projeto.
6 – Sistematização
Percepção mais clara do trabalho em arte, verificação do que aprenderam e a
possibilidade de assimilação e adaptação às novas alternativas de compreensão não só
em linguagem de arte. É o momento da avaliação.
Ao final do projeto é preciso acolher tudo que foi construído, elaborar um portfólio e
avaliar o processo vivido. É importante propor situações de avaliação conjunta –

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